top of page

Idiomas

Inglês

 

O inglês (English) é uma língua germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra. O idioma tem sido amplamente disperso em todo o planeta, tornando-se a principal língua do discurso internacional e uma língua franca em muitas regiões. Além disso, é .amplamente aprendida como uma segunda língua e usado como língua oficial da União Europeia, das Nações Unidas e de muitos países da Commonwealth, bem como de muitas outras organizações mundiais. É o terceiro idioma mais falado em todo o mundo como primeira língua, depois do mandarim e do espanhol. Conteúdo Programático.

Espanhol

 

O castelhano (castellano) ou espanhol (español) é uma língua românica do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centro-norte da Península Ibérica por volta do século IX. Atualmente, cerca de 400 milhões de pessoas falam o espanhol como língua nativa e há um total de 500 milhões de falantes em todo o mundo. 

O México contém a maior população de falantes do idioma. O espanhol é uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) e é usado como língua oficial da União Europeia, do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL). Conteúdo Programático.

Francês

 

O francês (français) é uma língua românica com cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo. São 500 milhões se incluídos os que a falam como segunda língua ou como língua estrangeira. Além do mais, cerca de 200 milhões de pessoas aprendem francês como língua estrangeira, o que faz dela a segunda língua mais ensinada no mundo seguida do inglês. Há comunidades francófonas em 56 países e territórios.O francês descende do Latim falado através do Império Romano, como também o são outras línguas nacionais como o italiano, o português, o espanhol, o romeno e o catalão, e línguas minoritárias como o provençal, o napolitano e muitas outras. Conteúdo Programático. 

Português para Estrangeiros

 

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas. Conteúdo Programático.

Italiano

 

Como muitas das línguas européias, o Italiano faz parte de uma família linguística chamada de línguas neolatinas ou românicas, aquelas que provêm do Latim como a língua portuguesa. Essa denominação tem origem no povo guerreiro da região do Lácio (Latium, em latim, e hoje Lazio, em italiano), que exerceu seu domínio sobre grande parte da Europa. Na península itálica, assim como no resto da Europa, o Latim gerou diversos dialetos, já que no período de conquistas dos romanos (do Século I a.C. ao Século V d.C.) a língua foi também pouco a pouco conquistando território. Mas não nos esqueçamos da situação política vivida pelos povos que ali habitavam após a queda do Império Romano. Conteúdo Programático.

Alemão

 

No ranking do número de falantes que têm Alemão como primeira ou segunda língua, o idioma Alemão ocupa a nona posição. Levando-se em conta, no entanto, a força econômica da população que tem a Língua Alemã como primeira língua, esse idioma vai para a terceira posição, depois de Inglês e Japonês, respectivamente. A Língua Alemã é língua oficial dos órgãos públicos de sete Estados: Alemanha, Áustria, Suíça, Lichtenstein, Luxemburgo (que também tem outras línguas como oficiais), na parte ocidental da Bélgica (região da comunidade alemã). No norte da Itália (na provícia Bozen, no Tirol) a Língua Alemã também é amplamente utilizada, sendo considerada, entretanto, língua oficial apenas como língua regional. Conteúdo Programático.

bottom of page