top of page

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS - Conteúdo Programático

MATERIAL DE APOIO

Não há um método adotado, mas contamos com um material de apoio oferecido pelo professor. Utilizamos textos impressos, listas de exercícios, vídeos on-line. Recomendamos assistir um filme indicado para discussão.

PLE

As aulas são baseadas em temas com os quais se busca trabalhar a leitura e a escuta-fala dos alunos, bem como a introdução de questões gramaticais essenciais e discussões culturais, visando a autonomia do aluno na língua. 

 

Alguns temas de aula: o estereótipo de cada nação; discussões culturais, viver no Brasil, música brasileira, literatura brasileira e outros temas progressistas

 

Conteúdo gramatical e de vocabulário: vocabulário básico, sons do português brasileiro, noções básicas de ortografia, conjugação dos principais tempos e modos verbais, numeral, sintaxe básica de língua portuguesa do Brasil, o artigo.

 

Conteúdo cultural: discussões de assuntos recentes concernentes a conjuntura atual do país e da universidade, poesias, crônica e demais gêneros literários, música e arte brasileira, culinária, dentre outros conteúdos de interesse dos alunos.    

bottom of page